Terapia magnética para dor na coluna vertebral
- Diogo Barbosa
- 30 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Comparação do efeito do laser e da terapia magnética no nível de dor e na amplitude de movimento da coluna vertebral de pessoas com osteoartrite na região lombar
[Artigo em polonês] Zdrodowska B1, Leszczyńska-Filus M1, Leszczyński R1, Błaszczyk J2. Resumo O aumento da expressão de doença degenerativa da coluna lombar é uma tarefa onerosa, que reduz a eficiência da atividade e da vida de muitas populações. É a causa mais comum de visitas médicas. Em 95% dos casos, a causa das queixas é um processo destrutivo no curso do disco intervertebral degenerativo chamado hérnia de disco lombar. A protrusão do núcleo pulposo causa dor intensa e comprometimento do tônus muscular, geralmente mais crônico e difícil de dominar. O sucesso do tratamento da hérnia de disco lombar constitui um sério problema interdisciplinar. É importante planejar adequadamente e realizar fisioterapia. Com base no número de métodos não invasivos, para reduzir a tensão muscular, silenciar a dor e aliviar a inflamação. É o tratamento seguro, eficaz e ao mesmo tempo, que é sua grande vantagem, prontamente disponível e barato. Vale ressaltar que nem todo método tem a mesma eficiência. A questão de que os métodos são eficazes para aliviar a dor e ajudar a aumentar efetivamente a amplitude de movimento levou a uma comparação de dois métodos - terapia a laser de baixo nível (LLLT) e terapia de campo magnético pulsante. ALVO: O objetivo do estudo foi comparar a eficácia do LLLT e da terapia de campo magnético pulsante no combate à dor e aumentar a amplitude de movimento da coluna vertebral de pessoas com doença degenerativa da coluna lombar. MATERIAIS E MÉTODOS: 120 pacientes com diagnóstico de hérnia de disco lombar sem sintomas de raízes nervosas. Os pacientes foram divididos em dois grupos: A e B. O grupo A de 60 pacientes foi submetido à laserterapia (λ = 820nm, P = 400mW, Ed = 6-12 J / cm²) e o segundo grupo B de 60 pacientes também procedimentos de campos magnéticos pulsantes (5mT, 30 Hz, 15 minutos). Todo paciente antes do início da reabilitação e logo após o término foi submetido a exame. A avaliação subjetiva da dor foi realizada utilizando um questionário de Laitinen modificado e a escala Visual Analogue Scale of Pain. A mobilidade da coluna foi avaliada com o teste de Schober e o teste da ponta do dedo até o chão. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: A pesquisa mostra que os atributos físicos do laser de baixa energia e do campo magnético pulsante são métodos eficazes para o tratamento da dor e da mobilidade restrita da coluna causada por hérnia de disco. Uma análise cuidadosa enfatiza maior eficiência do laser na dor. Por outro lado, uma melhoria estatisticamente maior na mobilidade global da coluna vertebral, bem como na flexão e extensão da lombar registradas no grupo B, onde o campo magnético pulsante aplicado.
CONCLUSÕES: Tanto a terapia com laser quanto com ímã reduz a dor e melhora a mobilidade da coluna vertebral de pessoas com doença degenerativa da coluna lombar. A comparação da eficácia de ambos os métodos mostrou um maior efeito analgésico do tratamento a laser, e uma maior mobilidade da coluna vertebral foi observada sob a influência da terapia de campo magnético pulsante.
Fonte Pub Med: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25763584

Comments